segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Escola e Família: Educação aliada!

“A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.
Nesse complemento de educação entre escola e família é que se instala a pergunta: quais as atribuições da família no acompanhamento da criança nesse universo infantil?
A educação infantil incorpora de maneira integrada as funções de educar e cuidar. Cumpre um papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação, isto é Educar!
O Cuidar é ter um olhar individual para com a criança enquanto os seus anseios e necessidades biopsicossociais, oportunizando carinho e afeto com ela. O Educar e o Cuidar são tarefas indissociáveis.
No dia-a-dia a escola cumpre com tantas funções que não podemos esquecer qual a sua representação na vida da criança. Sabemos que é uma instituição em que os pais confiam os seus filhos num período em que estão “ausentes” por suas funções profissionais ou de seus afazeres. A Educação Infantil fica com a competência de atender de maior maneira possível as necessidades de cuidados da criança, mas não podemos sucumbir à escola infantil meramente num caráter assistencialista de cuidados básicos e de educação assistematizada. Cumprem a ela as tarefas de educar e cuidar e à família cumpre o papel básico da educação das crianças e o acompanhamento do seu desenvolvimento e de apoio às necessidades básicas das mesmas, cuidando com as transferências de responsabilidades, participando efetivamente na sua rotina.
Família e escola “caminham” juntas e são aliadas para o desenvolvimento da criança.



Referenciais informativos:
-Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil;
-Estatuto da Criança e do Adolescente;
- lei nº 9394 20/12/96- LDB

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