domingo, 30 de setembro de 2012

O caráter formativo da avaliação na Educação Infantil

Entendo por avaliação a prática contínua de observações da criança e suas interações com a troca de aprendizagens com o meio e como o professor e educador conduz e proporciona a construção do conhecimento em um caráter formativo, construído dia-a-dia, registrado continuamente, reavaliado constantemente, a fim de proporcionar um feedback para o seu trabalho, para o trabalho da escola e para a família da criança. Assim a avaliação é de todos: criança, educadores, professores, prática pedagógica da escola, equipe multidisciplinar e família. No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a avaliação é entendida, “...prioritariamente, como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagens oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças. É um elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao professor definir critérios para planejar atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo.” Nessa citação, a avaliação na educação infantil surge identificada como avaliação formativa:a observação contínua e sistemática do desempenho nos processos de aprendizagens vivenciados pelas crianças. Tendo como objetivo reorientar e melhorar a ação educativa, a observação e o registro constituem o principal instrumento de que o professor da educação infantil dispõe para apoiar e aperfeiçoar a sua prática pedagógica. A avaliação deve permitir que as crianças compartilhem das observações e registros sobre o seu desempenho, vibrando com suas conquistas e tomando consciência de suas dificuldades. A avaliação deve ainda permitir que os pais, inteirados do projeto educativo da instituição, possam acompanhar de perto a prática educativa vivenciada por seu filho ou filha, compreendendo os objetivos propostos e as ações desenvolvidas. As características da avaliação na educação infantil (global, contínua e formativa) permitem ao professor direcionar sua prática educativa, respeitando as potencialidades das crianças, proporcionando a elas grande quantidade e variedade de experiências de aprendizagens, de modo que alcancem um maior desenvolvimento de suas capacidades. A observação direta e sistemática da criança, frente ao processo de construção e reconstrução de conhecimentos, permite ao professor, adequar a intervenção educativa, e, à criança, a tomada de consciência de suas aprendizagens. Portanto, estamos expressando nesse parecer descritivo o acompanhamento do processo do seu filho(a) neste primeiro semestre e não, meramente , uma avaliação baseada em expressar e diagnosticar resultados. O que nos cabe como agentes da educação é acompanhar e orientar o desenvolvimento das capacidades biopsicossociais, cognitivas e psicomotoras no seu desenvolvimento global, bem como expressar à família o desenvolvimento, até o momento, do que construímos, do que precisamos reconstruir, evoluir e, ou, até mesmo, repensarmos juntos em favor do desenvolvimento da criança. Cristiane Fraga S. Bohrz- Psicopedgoga

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